segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pantano do Sul



HISTÓRIA

A Praia da Armação do Pântano do Sul ou simplesmente Armação é uma praiabrasileira situada na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, convive com o fluxo turísticoe os praticantes de surfe. Atualmente, é um dos principais núcleos de pesca artesanal de Florianópolis.

O nome Armação surge da antiga atividade econômica, a produção de óleo debaleia para a iluminação urbana. Além do óleo, outras partes do cetáceo eram aproveitadas, como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou à quase extinção do animal. Atualmente, as baleias franca são fortemente preservadas e o turismo de observação é fonte de renda para Santa Catarina.

No aspecto histórico, a Igreja de Sant'Anna, construída em 1772 é a principal atração. No local, os arpoadores e tripulantes das baleeiras se confessavam e ouviam missa antes da pesca começar. Em seguida, o sacerdote descia à praia para benzer as embarcações que iam para o mar. Da igreja original, praticamente nada mais resta, embora ainda conserve muitas características da reforma feita em 1838. Outra reforma, realizada em1948, modificou totalmente a fachada original do prédio.



(Nenem Idealizador do Projeto com Dona Maria Martinha)

(Dona Martinha com Dona Ilda Vieira uma das ultimas benzedeira da Ilha)


(Armando e Irmão Arantinho)




Ficha Técnica:

Total de Canoas: 7 canoas de 4 remos (Zé Gancheiro, Osmarina, Camila, Izabela Catarina, Mariposa, Terezinha, Espirito Santo).

Total de Redes: 7 (5 de 300 braças, uma 370 e outra de 400 braças.)

Total de Pescadores: 250

Total de Vigias: 6 (Sérgio, Zeca, Piranha, Roberto, Toninho, Carlinho)

Total de Patrões: 6 (Célio, Armando, Dida, Zequinha, Nilson, Cachaça, Barrinha).

Proprietário das Embarcações: 4 Canoas Arantes,

Nenhum comentário:

Postar um comentário