segunda-feira, 13 de junho de 2011

Praia dos Naufragados


HISTÓRIA

Não restam dúvidas, de que a denominação de Naufragados, à esta praia, advém de terem chegado à ela pessoas que sofreram naufrágios de suas embarcações.

Qual, ou quais, naufrágios teriam determinado esse topônimo, isto sim, fica a dúvida pois foram vários os naufrágios verificados na Barra Sul da Ilha de Santa Catarina, e, em várias épocas remotas, tanto no início da presença de espanhóis, 1514 a 1531, como por ocasião da epopéia açoriana, de 1748 a 1756.

No primeiro caso, Juan Dias de Solis, um dos descobridores e fundadores de Buenos Aires, em 1514, deixara, aqui na Ilha 21 dos seus marujos, sob a alegação de ter naufragado uma de suas embarcações faltando espaço para todos. Cá ficaram os náufragos de Solis, que como se sabe, ficaram na ilha por mais de quarenta anos, é o que regista o relatório de Sebastião Caboto, quando por aqui passara. Como ficaram na região, teriam identificado a Praia do extremo Sul da Ilha, virada para o alto mar, para o oceano, com o título de Praia dos Naufragados.

No que se refere ao segundo episódio, o dos açorianos, é mais contundente. Uma Galera que levava 250 açorianos, retirados da Ilha de Santa Catarina, após permanência de três anos de adaptação, para irem fundar, como o Brigadeiro Silva Paes a hoje Cidade de Porto Alegre, naufragou ao passar pela Barra Sul. Quase todos os açorianos morreram, tendo a maioria dos corpos dado nessa praia e lá foram sepultados. Morreram 241 pessoas. Supomos que essa versão para a denominação de naufragados, seja a mais acertada.

Depois, a denominação foi aplicada à ponta sul da Ilha - Ponta dos Naufragados, passagem estratégica, de mar muito agitado por fortes correntes marinhas, e por isso, de dificílima travessia, donde se explica os muitos, e outros naufrágios ocorridos no local.

Como se percebe, é, uma denominação muito ajustada à realidade, e de muito sentido histórico e épico .



(Galera da Pesca)





(Igreja e Rancho dos Pescadores)

Ficha Técnica:

Total de Canoas: 2 canoas de 4 remos (Marli e Nossa Senhora das Graças).

Total de Redes: 2 uma de 360 braças e outra de 400 braças.

Total de Pescadores: 32

Total de Vigias: 2 (Flávio e Martins)

Total de Patrões: 2 (Nivaldo e Airton).

Proprietário das Embarcações: Sr. Cacau


Nenhum comentário:

Postar um comentário