quarta-feira, 11 de maio de 2011

TROFÉU TAINHA


O “Troféu Tainha” foi criado em 2009. Seu objetivo é resgatar a tradição nativa da pesca artesanal e valorizar as comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina. Além de premiar a comunidade vencedora com um troféu, nossa intenção é homenagear a cada temporada uma personalidade local influente.

2011
Nereu do Vale Pereira Nascido em 13 de setembro de 1928 em Florianópolis, Nereu do Vale Pereira é Professor, doutor em sociologia, economista e folclorista. Atuou muitos anos na
Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou várias obras relacionadas ao folclore catarinense com destaque para “As festas do Divino Espírito Santo
– Origens” de 1985, “A Arte da Baleeira”, de 1991, e “A Ilha – 500 anos”, entre outros. Foi vereador, deputado estadual e presidente do Avaí Futebol Clube.

2010
Cacau Menezes Jornalista mais lido de Santa Catarina e, provavelmente, o mais influente, Claudio Menezes está há mais de 40 anos ditando moda e comportamento entre a juventude catarinense.
Ao mesmo tempo, o florianopolitano Cacau, atualmente atuando no jornal Diário Catarinense e na RBS TV, é um entusiasta das coisas da sua terra e está sempre dando espaço para as manifestações culturais da cidade.

2009
Seixas Neto Nascido em 2 de novembro de 1924, o fl orianopolitano Amaro de Seixas Ribeiro neto especializou-se em meteorologia e astronomia. Jornalista, cronista,membro da Casa do Jornalista, Seixas Neto era também membro da Academia Catarinense de Letras. Um intelectual. Publicou 13 livros, entre eles o conhecido “Nem deuses nem astronautas”
Era conhecido como o “Homem do Tempo” e o “Bruxo da Ilha”.
Faleceu em 23 de maio de 1984.

PRESENTE E FUTURO
Historicamente a safra da Tainha se inicia em 15 de maio e se estende até 31 de julho. As comunidades pesqueiras artesanais da Ilha de Santa Catarina mobilizam-se nesse período.
Essa modalidade de pesca sempre constituiu grande importância no caráter sócio econômico e é uma tradição local.

RESGATE CULTURAL
O “Troféu Tainha” é entregue anualmente a comunidade que pescar o maior número de Tainhas capturadas durante a temporada de pesca. A soma oficial de Tainhas capturadas será de responsabilidade da Sindpesca (Sindicato de Pesca do Estado de Santa Catarina).
Numa parceria do Institiuto Costão Social e da Fundação Frankilin Cascaes, a comunidade vencedora receberá o “Troféu Tainha” em ato público, no vão central do Mercado Público da Capital, na última semana do mês de julho.

Um comentário:

  1. Porque este Blog esta parado???
    Este Blog não está sob meus Domínios... Ok
    Tem que verificar isto bem direitinho... Estou sendo acusada, por algo que não fiz...

    Cordialmente... KKFurttado

    ResponderExcluir