segunda-feira, 30 de maio de 2011

Praia do Santinho

História

O topônimo mais antigo e mais aplicado em relação a esta praia, é sem duvida das Aranhas. A de Praia do Santinho, só vem aparecer em uso muito recente, e nos mapas impressos, após 1970. O topônimo Aranhas, advém das ilhas que ficam ao Sul da praia e defronte à ponta de terra, que também é denominada Ponta das Ilhas das Aranhas.
Hoje simplificada para Ponta das Aranhas.

Nas ilhas, foi aplicado o nome aranha, pelo fato de que teriam nelas muitas aranhas, daí Ilhas das Aranhas. Eram três ilhas, que tendo duas delas se unificado por assoreamento dada a proximidade foram transformadas em duas.

Como o povo nativo do local, comunidade das Aranhas, fala muito ligeiro oferecem o entendimento de unificação das palavras, onde vem a denominação dazaranhas.


Quanto ao topônimo Santinho, vem ele da versão ou lenda popular, que segundo a qual, nos rochedos da Ponta das Aranhas junto ao Calhau Miúdo, aparecia um Santinho. Outros diziam ser coisas de bruxaria e ainda outra versão, das mensagens rupestres encontradas nas rochas do costão que seriam mensagens dos santos. Por isso, o Costão passou a ser denominado de Costão do Santinho.


Por outro lado, na medida em que algum empreendimento de vulto surge muda tudo no local, inclusive o topônimo (vejam Jurerê e Daniela), que passa a acompanhar aquela denominação econômica. A implantação do moderno complexo, denominado de Costão do Santinho, influenciou na adoção desse nome, também para a praia, porém o nome registrado, inclusive no Dicionário Histórico e Geográfico de Santa Catarina, de José Arthur Boiteux, é Praia das Aranhas, nome que sugerimos para oficialização, sem prejuízo para o notável empreendimento turístico, que continuará fazendo referências, ao balneário do Costão do Santinho.

Ficha Técnica:

Total de Canoas: 8 (1 de 5 remos e 7 de 4 remos), (São Pedro, Araraquara, Gargalhada, Estrela, Daniela, Paula, Lidiane, Maria Zenaida)

Total de Redes: 6 grandes e 2 pequenas

Total de Pescadores: 67

Total de Vigias: 6 (4 de morro e 2 de praia)

Total de Patrões: 4 (Vavá, João, Toninho, Ademar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário